Densitometria Óssea e Corpo Inteiro
A Densitometria Óssea (DMO) é um exame indolor e seguro, que possibilita o diagnóstico por imagens semelhante às dos raios X e que consegue detectar precocemente sinais de perda de densidade mineral óssea.

É o método padrão para medição da densidade mineral óssea, que verifica a quantidade de cálcio nos ossos (quanto maior a quantidade, mais denso é o osso) e é realizado em homens e principalmente mulheres, mais frequentemente após a menopausa. O exame é muito utilizado para avaliar se o paciente tem osteopenia (perda de massa óssea leve a moderada) ou então osteoporose (perda severa), tanto pelo envelhecimento (fisiologicamente) quanto por doenças metabólicas, uso de alguns tipos de medicamentos, insuficiência renal crônica, entre outras patologias.
Densitometria de Corpo Inteiro
A Densitometria de Corpo Inteiro avalia a composição corporal (gordura visceral, massa gorda e massa magra etc).
Somos o primeiro Centro de Diagnóstico por Imagem da serra gaúcha com exames de Densitometria Óssea e Corpo Inteiro com a tecnologia iDXA.
Recomendações para realização do exame:
-
Chegar com antecedência de 15min da hora agendada
-
Trazer exames anteriores completos (laudo e imagem)
-
Utilizar roupas confortáveis, sem nenhum componente metálico
-
Não tomar medicamentos que contenham cálcio no dia do exame
-
Avisar caso tenha realizado exames com contraste metálico (bário ou iodo) ou medicina nuclear em até 15 dias antes da realização do exame