Conheça nossos exames obstétricos
- MEDTAMS
- 15 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2023
São diversos tipos de exames ao longo da gestação que fornecem informações fundamentais do crescimento, da posição, do peso do feto, volume de líquido amniótico e as condições da placenta. Conheça os principais exames que realizamos:

OBSTÉTRICA SIMPLES
Neste exame são realizadas as medidas do feto para determinação do peso e do comprimento. É realizada a avaliação da placenta, do posicionamento fetal e é quantificado o volume de líquido amniótico. Ele também pode mostrar o sexo do bebê a partir das 16 semanas.
OBSTÉTRICA TRANSVAGINAL
Este exame é indicado nas primeiras semanas da gravidez para datar o tempo da gestação, verificar as condições do embrião e da placenta em formação, além de avaliar o comprimento do colo uterino materno.
OBSTÉTRICA COM TRANSLUCÊNCIA NUCAL
Este exame faz a medição da “espessura da nuca” do feto, avalia a presença do osso nasal, com o objetivo de verificar o risco de cromossomopatias. O período para a realização do exame deve ser entre 12° e 14° semanas de gestação.
É realizado preferencialmente por via abdominal, porém com a possibilidade de se necessitar a via transvaginal.
OBSTÉTRICA MORFOLÓGICA DE 1º TRIMESTRE
É o primeiro momento da gestação onde é possível fazer um detalhamento importante da saúde do feto, principalmente no que diz respeito às síndromes. Neste exame é possível avaliar a morfologia do feto. Além disso, é avaliado a medida do translucência nucal e a presença do osso nasal.
OBSTÉTRICA COM DOPPLER
Pode ser realizado em qualquer período da gestação. No 1º trimestre de gestação é utilizado para rastreio de pré-eclâmpsia. A partir do 2º trimestre avaliamos os fluxos de sangue materno, placentário e fetal, a fim de se avaliar a circulação materno-fetal e o bem-estar fetal.
OBSTÉTRICA MORFOLÓGICA DE 2º TRIMESTRE
Exame de fundamental importância, é realizado preferencialmente entre 22° e 24° semanas de gestação.
Além de serem feitas as avaliações de um exame obstétrico simples, o exame morfológico consiste em detalhar a anatomia e a formação fetal, uma vez que o feto está maior do que no 1º trimestre.
OBSTÉTRICA COM PERFIL BIOFÍSICO FETAL
Neste exame, além da análise feita em um exame obstétrico simples, é feita a análise de parâmetros que avaliam o bem-estar fetal de acordo com critério como movimentação e tônus fetal, volume de líquido amniótico e movimentos respiratórios.
Para o acompanhamento OBSTÉTRICO GEMELAR são realizados estes exames acima citados com a diferença de que o tempo de exame é maior devido à análise conforme a quantidade de fetos.
Para saber mais detalhes sobre as necessidades de cada um destes exames, entre em contato com a gente e tenha em mãos seu pedido médico.
Comments