top of page
  • Foto do escritorMEDTAMS

Conheça nossos exames obstétricos

São diversos tipos de exames ao longo da gestação que fornecem informações fundamentais do crescimento, da posição, do peso do feto, volume de líquido amniótico e as condições da placenta. Conheça os principais exames que realizamos:


OBSTÉTRICA SIMPLES

Neste exame são realizadas as medidas do feto para determinação do peso e do comprimento. É realizada a avaliação da placenta, do posicionamento fetal e é quantificado o volume de líquido amniótico. Ele também pode mostrar o sexo do bebê a partir das 16 semanas.



OBSTÉTRICA TRANSVAGINAL

Este exame é indicado nas primeiras semanas da gravidez para datar o tempo da gestação, verificar as condições do embrião e da placenta em formação, além de avaliar o comprimento do colo uterino materno.


OBSTÉTRICA COM TRANSLUCÊNCIA NUCAL

Este exame faz a medição da “espessura da nuca” do feto, avalia a presença do osso nasal, com o objetivo de verificar o risco de cromossomopatias. O período para a realização do exame deve ser entre 12° e 14° semanas de gestação.

É realizado preferencialmente por via abdominal, porém com a possibilidade de se necessitar a via transvaginal.

OBSTÉTRICA MORFOLÓGICA DE 1º TRIMESTRE

É o primeiro momento da gestação onde é possível fazer um detalhamento importante da saúde do feto, principalmente no que diz respeito às síndromes. Neste exame é possível avaliar a morfologia do feto. Além disso, é avaliado a medida do translucência nucal e a presença do osso nasal.

OBSTÉTRICA COM DOPPLER

Pode ser realizado em qualquer período da gestação. No 1º trimestre de gestação é utilizado para rastreio de pré-eclâmpsia. A partir do 2º trimestre avaliamos os fluxos de sangue materno, placentário e fetal, a fim de se avaliar a circulação materno-fetal e o bem-estar fetal.


OBSTÉTRICA MORFOLÓGICA DE 2º TRIMESTRE

Exame de fundamental importância, é realizado preferencialmente entre 22° e 24° semanas de gestação.

Além de serem feitas as avaliações de um exame obstétrico simples, o exame morfológico consiste em detalhar a anatomia e a formação fetal, uma vez que o feto está maior do que no 1º trimestre.


OBSTÉTRICA COM PERFIL BIOFÍSICO FETAL

Neste exame, além da análise feita em um exame obstétrico simples, é feita a análise de parâmetros que avaliam o bem-estar fetal de acordo com critério como movimentação e tônus fetal, volume de líquido amniótico e movimentos respiratórios.

Para o acompanhamento OBSTÉTRICO GEMELAR são realizados estes exames acima citados com a diferença de que o tempo de exame é maior devido à análise conforme a quantidade de fetos.


Para saber mais detalhes sobre as necessidades de cada um destes exames, entre em contato com a gente e tenha em mãos seu pedido médico.




bottom of page